Quickstart
O processo de integração com a API de Banking Gateway exige que o cumprimento de etapas seja seguido de forma linear até um determinado ponto, no qual a maioria das funcionalidades de movimentação financeira será liberada. Para isso, devem-se seguir as primeiras etapas para garantir a segurança e autenticação do processo de integração, abrir uma conta, validá-la e, por fim, iniciar suas movimentações financeiras.
Crie uma aplicação 📲
Para consultar nossos endpoints, é preciso primeiro criar uma aplicação vinculada à sua organização ou empresa na nossa Plataforma de Gerenciamento Bancário. Se alguém da sua equipe já criou a aplicação da sua companhia, peça para que o administrador lhe envie um convite para ter acesso a ela.
- Cadastre-se na Plataforma de Banking Gateway;
- Acessar uma aplicação na Plataforma de Banking Gateway.
Acesse as chaves 🔐
Depois de acessar sua aplicação, basta criar uma chave de API para o ambiente de teste e configurar as medidas de segurança citadas nas etapas abaixo:
- Criação de Chave de acesso em ambiente de teste via Plataforma Banking Gateway;
- Autenticação das chamadas realizadas;
- Configurar certificação mTLS.
Abra uma conta 👥
Este é o primeiro passo para começar a interagir com as funcionalidades da nossa API do Banking Gateway. É preciso criar um usuário e uma account (conta) vinculada a ele. Para saber mais, consulte as etapas abaixo:
Know Your Costumer (KYC) 🔍
Para que a conta criada possa realizar movimentações financeiras, ela deve se tornar uma conta de pagamento, isto é, uma conta validada por um serviço garantidor de identidade. Isso nos dá a certeza de que a pessoa que criou a conta é realmente a pessoa que está utilizando ela. Portanto, é preciso que o usuário complete o cadastro realizando o KYC (Know Your Customer ou “Conheça Seu Cliente”, em português).
No fluxo de KYC, requisitamos alguns dados e documentos da pessoa ou empresa que abriu a conta para passar por uma série de validações internas garantindo a integridade dos dados enviados. Com o KYC aprovado, o usuário receberá um número de agência e de conta sob a instituição Stone Pagamentos S.A. (código do banco 197). De forma resumida para seguir com a criação da conta de pagamento, é necessário:
Movimentação em conta 💰
Agora que a conta de pagamento foi criada, podemos realizar diversas movimentações financeiras com as funcionalidades da API do Banking Gateway:
- Por se tratar de uma conta de pagamento recém criada, para iniciar qualquer movimentação financeira, é preciso efetuar um cash in (crédito ou entrada financeira) na conta criada. Para isto, temos os seguintes métodos:
- Em seguida, já com algum saldo na conta, é possível realizar operações de cash out (débito ou saída financeira) com os seguintes tipos de transações:
Saldo e Extrato 📄
Além das movimentações financeiras, você também pode gerir seu saldo e seu extrato para acompanhar o histórico de movimentações da sua conta. Para isso você pode consultar os seguintes endpoints:
As demais operações financeiras disponíveis podem ser integradas de acordo com a prioridade do cliente, pois não existe um fluxo de interdependência entre elas. Tudo depende de como o parceiro vai integrar os serviços financeiros em seus modelos de negócio.
Produção 🚀
Depois de realizar os processos de integração necessários para validar seu modelo de negócio, chegou a hora de ir para o ar!
Para que a sua aplicação financeira vá para o ar, é necessário que ela solicite o ambiente de produção. Durante o processo de solicitação, a aplicação e consequentemente suas integrações serão validadas em ambiente de teste. Com um resultado positivo, será criado um novo ambiente de produção, com o qual você deverá novamente criar chaves de API para produção e configurar as medidas de segurança citadas abaixo:
- Solicitar acesso à Produção na Plataforma BaaS;
- Criar chave de produção via Plataforma BaaS;
- Configurar o mTLS no ambiente de produção.
Se você chegou até aqui, sua integração com BaaS está completa.
Gerenciamento da Integração 💻
Após a liberação de produção, é necessário que o parceiro gerencie a saúde de sua integração, bem como o atendimento primário de quaisquer questões que relacionem os serviços financeiros ao seu modelo de negócios. Para isso, na Plataforma de Gerenciamento Bancário, a equipe parceira pode monitorar as contas abertas, status de transações, gerenciar membros e permissões para diferentes operadores e administradores de sua estrutura de customer success e atender as necessidades imediatas dos seus usuários finais sem nenhuma necessidade de realizar chamadas ou depender de desenvolvedores.
Caso tenha alguma dúvida sobre qualquer uma das etapas, consulte nossos canais de suporte na página de Tech suporte.
Updated 12 months ago